Empresas desperdiçam recursos com dados móveis.

9 dicas infalíveis para aumentar sua produtividade.
25 de janeiro de 2017
Seis princípios de resiliência para gerenciar riscos
30 de janeiro de 2017

A Navita, empresa brasileira especializada na gestão de contas corporativas de telefonia, realizou uma pesquisa com 46 companhias nacionais para medir o quanto elas desperdiçam com serviços de telecom. Ao todo, o grupo estudado tem 103 mil linhas corporativas e gastou com elas R$ 46 milhões no período de janeiro a agosto deste ano. Desse total, de acordo com a Navita, R$ 6 milhões poderiam ter sido economizados com uma gestão adequada. Essa quantia é a soma do que foi desperdiçado (MBs, minutos de voz e mensagens de texto que fazem parte dos pacotes mas que não foram utilizados) e do que foi gasto além dos planos, o que geralmente tem tarifas mais altas.

A situação mais preocupante acontece nos planos de dados. Segundo a pesquisa, 13% dos gastos se referem a dados não utilizados nas franquias. E 6% foram pagos a título de consumo avulso, ou seja, além das franquias. Ao todo, a Navita estima que as empresas jogaram foram R$ 4 milhões com planos de dados mal ajustados para as suas necessidades.

No SMS, por sua vez, o grupo de empresas estudado perdeu cerca de R$ 500 mil, mais da metade dos gastos com esse serviço no período, estimado em R$ 800 mil. O grande problema é que 51% desse gasto aconteceu com pagamentos avulsos, um total de 200 mil mensagens enviadas fora dos pacotes. E 11% do que foi pago não foi utilizado, no caso de planos nos quais sobraram mensagens.

Em voz os planos parecem mais ajustados: apenas 2% dos gastos se referem a minutos não utilizados. E 13%, a minutos avulsos. O problema está no roaming internacional de voz, que consumiu R$ 3 milhões dessas empresas, dos quais R$ 2,4 milhões estavam fora dos pacotes.

Send this to friend