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O principal benefício de um ERP é a integração. Não existe retrabalho, pois toda a informação digitada está disponível em tempo real, seja para outros módulos, seja para relatórios gerenciais ou para integração com outros sistemas ou equipamentos.

Numa análise funcional de um cenário orientado a vendas podemos representar esta integração dentro de um ERP da seguinte forma.

Vendas criam demandas a serem atendidas por outras áreas para a satisfação do cliente. As vendas pendentes e os dados históricos de demanda servirão como base para manutenção dos estoques, geração de ordens de serviço, programação de produção, alocação de equipes, aquisição de insumos, contratação de mão de obra, transporte de mercadorias e aquisição de ativos. Em paralelo a isso ocorre a gestão de contratos, do crédito dos clientes, de manutenção de equipamentos, de frota, da qualidade, de prazos de entrega, de custos, da certificação de fornecedores, da geração e controle de pagamento de receitas e de obrigações, do saldo bancário, da contabilização das transações e da geração de informações digitalizadas ou impressas para o fisco.

Tudo isso sendo disponibilizado passo a passo, no banco de dados, para a continuidade dos processos de acordo com as regras de negócio do sistema, tornando a operação do dia a dia mais inteligente, segura e prática.

E-mails automáticos podem ser enviados, notificando a criação de uma tarefa, uma necessidade de compra ou uma posição de vendas realizadas, status de processos podem ser atualizados através do agendamento de rotinas periódicas, equipamentos como leitores de ponto, controle de acesso de veículos, balanças, leitores de código de barras ou medidores de temperatura podem ser integrados com o ERP e gerarem informações e/ou eventos. Processos de compras podem, através de criterios de alçadas gerarem necessidades de aprovação. Sua necessidade é o limite. O ERP pode e deve funcionar como um elemento pró-ativo recebendo informações, processando e dando conhecimento ou solicitando continuidade.

Um ERP irá aumentar a produtividade e a agilidade nas operações do dia a dia da sua empresa. Irá criar padrões de procedimento de acordo com os processos estabelecidos. Será mais fácil extrair relatórios, cumprir prazos, reduzir estoques e custos, aumentar a receita e os lucros, melhorar a eficiência, gerenciar indicadores, interagir com colaboradores, clientes ou parceiros.

As transações operacionais são naturais, então ninguém precisa avisar aos outros que está esperando que façam algo. O sistema se encarrega disso, seja através de um aviso automático ou de um simples semáforo demonstrando o status das coisas. Tudo é planejado e traduzido operacionalmente na configuração e nos cadastros do sistema.

A abrangência de um ERP garante que em todas as áreas da sua empresa todas as atividades possuam registro de informação e gestão de funcionamento e resultados.

Finalmente, após uma implementação de sucesso das funcionalidades mais básicas, pode-se ainda adicionar recursos avançados de suporte a decisão e de inteligência do negócio (DW – Data Warehouse e BI- Business Inteligence), de relacionamento com os clientes (CRM – Customer Relationship Management) e de gestão do conhecimento (KM – Knowledge Management) tendo a base de dados do ERP como pré-requisito de funcionamento.

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