Em um mercado cada vez mais limitado e saturado, com grandes desafios e em constante evolução, é fundamental que os gestores tenham uma visão abrangente de como organizar, estruturar e conduzir os processos organizacionais.
Em termos gerais, o BPM (Business Process Management, ou Gestão de Processo de Negócios) é um novo modelo de gestão que surgiu para agregar valor a esses processos.
Mas para que serve o BPM? Como ele pode ser aplicado no seu negócio? Quais as vantagens de adotar esse novo modelo de gestão? Acompanhe o post de hoje e esclareça suas dúvidas!
Diferentemente da gestão de projetos — onde os objetivos têm início, meio e fim bem definidos —, a gestão de processos oscila conforme o volume de vendas, capacidade produtiva e demais fatores que exigem um acompanhamento periódico para que melhorias possam ser feitas ao longo do caminho
A metodologia BPM engloba aspectos estratégicos, o que permite gerir os negócios com eficiência. Essa gestão aborda aspectos táticos — o que permite integrar as estratégias em processos funcionais — e aspectos operacionais — aqueles que acontecem na ponta, que realmente definem o propósito do negócio.
BPM não se trata de um software, mas de um conjunto de visões e abordagens que mapeiam todas as etapas de um processo. Ele garante uma visão abrangente de como os recursos estão sendo alocados e de que forma a eficiência pode ser alcançada com maior qualidade.
Vale ressaltar ainda que a adoção da metodologia BPM por ser integrada ao Business Process Management System (BPMS), sistema utilizado na gestão de processos.
Com a otimização e automatização dos processos, o gestor pode analisar, definir, executar, monitorar e gerenciar adequadamente os processos utilizados nas operações. Além disso, é possível centrar esforços no que realmente é importante ou mesmo melhorar o que não está atendendo ao desempenho esperado.
Através do mapeamento dos processos, gestores e demais colaboradores passam a conhecer a fundo seus processos, o que permite uma melhor compreensão da importância da qualidade das atividades executadas ao produto e/ou serviço disponibilizado ao cliente final.
São inúmeras as tarefas desempenhadas diariamente dentro de uma empresa: estoque para abastecer, clientes para atender, prazos de entrega para cumprir e tantas outras que, por vezes, acabam sendo “empurradas” com a barriga.
Quando os colaboradores conhecem suas responsabilidades e sabem o que deve ser feito, como e em quanto tempo deve ser feito, o fluxo de trabalho se torna contínuo, com menos falhas e erros.
Por isso, é fundamental que gestor e equipe conheçam os processos a fundo, trabalhando as métricas, os indicadores e as metas diretamente.
O mapeamento de processos possibilita uma integração entre todas as áreas da empresa. Com a metodologia BPM, é possível ter controle de todas as áreas funcionais, como produção, marketing, finanças, recursos humanos, entre outros.
Assim, com as informações centralizadas e especializadas, é possível tomar decisões direcionadas e que não afetem os demais setores, ou ainda possibilitar uma melhoria em vários setores através de uma mudança organizacional.
Sem dúvida, a adoção da metodologia BPM sistematiza os processos e torna mais fácil a execução de cada etapa produtiva. Além disso, com colaboradores engajados nas estratégias da empresa, o tempo de execução é reduzido e o fluxo de trabalho é melhorado, contribuindo para o aumento da produtividade.
Não medir e não gerenciar os recursos investidos é um erro que pode levar a empresa a sérios problemas de funcionamento. Por isso, conhecer os custos decorrentes dos processos produtivos possibilita estabelecer estratégias para uma utilização de recursos mais eficientes, permitindo uma utilização racional dos recursos.
A automação e otimização dos processos é inevitável para o alcance de melhores resultados. Com etapas produtivas mais enxutas, os custos são reduzidos, e as possibilidades de erros e falhas — decorrentes muitas vezes de processos manuais — podem ser reduzidas ou mesmo eliminadas.
Além disso, com fluxos de trabalhos mais fluidos, os processos executados passam a ser realizados com agilidade, melhorando a qualidade, aumentando a produtividade e atendendo as expectativas do cliente final.
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Fonte: André M. Marchioro
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