Terceirização na Gestão de Riscos! Saiba as vantagens de ter este serviço.

Certificação Digital e Contabilidade! Qual a relação entre eles?
28 de junho de 2017
O sucesso do fracasso I
10 de julho de 2017

A Gestão de Riscos não é mais uma tendência global, mas sim uma realidade. O aumento da concorrência exige uma maior profissionalização das empresas que necessitam agregar valor e diferenciar seus produtos e serviços. Essa valorização pode seguir o caminho da terceirização de alguns serviços, como no caso a Gestão de Riscos, cujos benefícios são inúmeros. Focaremos nesse artigo nos benefícios da imparcialidade e redução de custos.

As empresas tendem a terceirizar apenas serviços menos relevantes e que não impactam diretamente na cadeia produtiva, como é o caso dos serviços de limpeza e segurança. Porém, essa visão está ultrapassada, uma vez que, dependendo da atividade desempenhada pela empresa, os serviços de limpeza e segurança podem ser pontos críticos na cadeia produtiva.

O Gerenciamento de Riscos também deve ser analisado como um ponto crítico dentro da empresa, isso porque a visão e análise dos riscos realizada pelos gestores, diretores ou colaboradores da empresa, que participam das etapas de produção ou serviço, é tendenciosa e viciada pela rotina. Aqueles que convivem diariamente com os riscos inerentes a determinado negócio, inconscientemente ou conscientemente tendem a desconsiderar ou minimizar os riscos que recaem sobre cada etapa. Eles apenas usam a rotina como experiência, pensando que determinado risco crítico jamais ocorrerá, ou que, se ocorrer, trará poucos efeitos financeiros.

Como exemplo podemos citar o caso do chefe de segurança que trabalha há mais de 10 anos na empresa. Ele conhece todas as falhas de segurança, inclusive a falta de câmeras de vigilância no depósito e a cerca de arames enferrujados que separa o depósito do terreno baldio localizado atrás da empresa. Se a empresa nunca foi assaltada desde que esse segurança começou a trabalhar no local, certamente ele não irá considerar um risco grave de segurança esses dois fatores, pelo menos não até que ocorra o primeiro assalto. Aprofundando o nosso exemplo, supondo que essa empresa estoque todos os seus insumos e produção nesse galpão e que no último mês foi obrigada a contratar um empréstimo bancário para a compra de matéria prima. Nesse caso certamente essas falhas de segurança seriam pontos críticos graves, pois um assalto nesse mês impactaria diretamente nas finanças da empresa, podendo ocasionar inclusive sua recuperação judicial ou falência. Mas o chefe de segurança que cuida dessas questões há anos não tem essa visão macro dos riscos, pois a análise que ele faz é pautada apenas nas suas experiências. Esse exemplo demonstra como as rotinas de uma empresa afetam profundamente a visão dos riscos, e que, apesar de ser um ponto crítico, a terceirização serve para corrigir essas questões por ser dotada de imparcialidade.

Outro benefício que a terceirização na Gestão de Riscos traz é a otimização de gastos e utilização de pessoal. Com a terceirização os empresários podem focar seus esforços e investimentos no objetivo principal de toda a empresa que é a geração de lucro, deixando a Gestão de Riscos a cargo de terceiros que desempenharão os esforços necessários para criação de um plano de análise e contingência, elaboração de estratégias, diminuição e prevenção de sinistros e consequente ganho logístico. Assim a empresa deixa de contratar empregados celetistas com altos salários e investe em prestadores de serviço, com custos menores que o de funcionários e maior eficácia em razão da especialização e experiência para o tratamento destas questões.

Podemos ver que a terceirização traz importantes ganhos para as empresas quando pensamos em Gestão de Riscos. A atividade empresarial é um negócio que visa lucro, então a redução de custos e o ganho em qualidade são o sonho de qualquer empresário ou gestor, restando  demonstrado nesse artigo como isso pode ser alcançado facilmente com a terceirização. Sendo assim, a terceirização da Gestão de Riscos diminui custos, melhora os resultados na identificação e tratamento dos riscos e consequentemente agrega uma maior lucratividade para a empresa que adota esses serviços.

Fonte: Administradores.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Send this to friend