Introdução ao Gerenciamento de Projetos

O Curso tem por objetivo apresentar conceitos de Gerenciamento de Projetos, em termos das técnicas e ferramentas mais adequadas para gerir prazos, escopos e riscos, motivar equipes, alocar e gerenciar recursos de modo a gerar maior produtividade, para que os profissionais possam atuar com eficácia no gerenciamento de seus projetos.

Carga horária: 16 horas

Público Alvo: Profissionais que atuam implementando processos, gerenciando projetos, uma carteira de projetos ou programas em suas organizações ou que desejem conhecer a metodologia de Gerenciamento de Projetos do PMI. Organizações que desejem preparar seu pessoal para atuar em um ambiente de projetos ou organizar um escritório de projetos (PMO).

Objetivos:

– Demonstrar conhecimento nos conceitos fundamentais de escopo, planejamento de recursos humanos, gerenciamento do tempo e comunicações em projetos;
– Realizar planejamento estratégico de projetos, iniciação, controle e modificação;
– Expor as ferramentas e técnicas usadas para gerenciar efetivamente os aspectos organizacionais e operacionais do gerenciamento de projetos;
– Apresentar conceitos de iniciação de projetos, incluindo descrição de produto, planejamento estratégico e critérios de seleção de projetos;
– Fornecer liderança em gerenciamento de projetos, contratação em projetos, avaliação e outras considerações sobre recursos humanos;
– Utilizar os conceitos de Estrutura Analítica de Projeto, estimativa de duração de atividades, metodologias de diagramas e outras ferramentas de gerenciamento do tempo;
– Equipar o time de projeto com ferramentas e técnicas para comunicação efetiva e gerenciamento da informação dentro do escopo do gerenciamento de projetos;
– Aplicar novos conhecimentos para planejar projetos reais de negócio.

Metodologia: Durante as 16 horas utilizaremos a metodologia de desenvolvimento educacional da 100PORCENTO que visa tornar o participante um talento confiante em si e no conhecimento em gerenciamento de projetos para uma correta aplicação em seu dia a dia profissional.

Serão abordados temas específicos relativos ás nove áreas de conhecimento referenciadas na metodologia do PMI, além de Ética e Responsabilidade Profissional, procurando enfatizar os aspectos mais relevantes do conteúdo e melhorar a compreensão de alguns conceitos chaves, permitindo discussão do escopo contido no PMBOK pelos participantes.

Conteúdo Programático:

Visão Geral do Gerenciamento de Projetos

• O que é um projeto;
• O que é gerenciamento de projetos;
• Relação da gerencia de projetos com outras disciplinas de gerenciamento Programas e Sub-projetos.

Contexto do Gerenciamento de Projetos

• Fases e Ciclo de Vida do Projeto;
• “Stakeholders” do Projeto;
• Influências organizacionais;
• Habilidades gerenciais chave;
• Influências Sócio Econômicas.

Processos do Gerenciamento de Projetos

• Processos do projeto;
• Grupos de processos;
• Interações entre processos.

Gerenciamento do Escopo

• Planejamento, Definição, Verificação e Controle de Mudanças no Escopo.

Gerenciamento do Tempo

• Definição, Seqüenciamento e Estimativas de atividades, Cronograma e Controle de Prazos.

Gerenciamento do Custo

• Estimativa, Orçamento e Controle de Custos e recursos.

Gerenciamento de Recursos Humanos

• Planejamento organizacional, Aquisição e Desenvolvimento de equipes;
• Gerenciamento da Comunicação;
• Planejamento da comunicação, Distribuição da informação, Acompanhamento de performance, Fechamento Administrativo;
• Gerenciamento da Qualidade;
• Planejamento, Garantia da qualidade e Controle da qualidade.


Gerenciamento do Risco

• Planejamento do gerenciamento do risco;
• Identificação de riscos;
• Quantificação de riscos;
• Análise de Riscos (Quantitativa e Qualitativa);
• Planejamento de respostas aos riscos;
• Controle e monitoramento de riscos.

Gerenciamento de Subcontratações/Contratos/Suprimentos

• Planejamento de contratos/terceiros envolvidos;
• Identificação de fornecedores;
• Solicitação de propostas;
• Seleção de fornecedores;
• Administração de contratos e terceiros;
• Encerramento de contratos.

Integração e Planejamento em Gerenciamento de Projetos

• Desenvolvimento e Execução do Plano do Projeto, Controle de Mudanças no Plano do Projeto.

Instrutor:  Alexandre Bagetti

Graduado em engenharia mecânica, pela escola politécnica de Pernambuco; Especialização em gestão de projetos pela FGV.

Qualificações Técnicas: Atualmente é o Sócio da 100PORCENTO CONSULT – CONSULTORIA EMPRESARIAL LTDA, responsável pelo escritório do Vale do São Francisco, com experiência de gestão de projetos de análise e melhoria de processos e de consultoria desde 1999, em grandes empresas do porte da Alcoa, LG-Philips, Parmalat, Votorantin, entre outras. Realiza cursos e palestras nas áreas de conhecimento de gerenciamento de projetos e coordena grupos de estudos de profissionais.

Data e Horário:  A combinar com os responsáveis de recursos humanos da sua empresa.

Carga Horária: 16h.

Send this to friend