A quarta responsabilidade de um administrador

A terceira responsabilidade de um administrador
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23 de novembro de 2016

Se  nós  temos  que  dedicar  50%  do  nosso  tempo  e  capacidade  em  nós  mesmos,  NOS LIDERANDO.  Gastar  25%  do  nosso  tempo  diário  e  de  nossa  capacidade administrando os  nossos  superiores,  ajudando  a  LIDERAR  NOSSOS  SUPERIORES.  Temos  que  dedicar 20% do  nosso  tempo  e  capacidade  desenvolvendo  a administração  de  nossos  iguais, procurando  LIDERAR  NOSSOS  IGUAIS.

Só  nos  resta  5%  do  nosso  tempo  diário  e  de nossa  capacidade  para  administrar  os nossos  colaboradores,  sendo  esta  a  QUARTA  E ÚLTIMA  RESPONSABILIDADE  DE  UM  ADMINISTRADOR,  segundo  o  pensamento  de  Dee Hock,  ex­executivo  emérito da  VISA  que  criou  conceitos  e  idéias  em  uma  filosofia  que desafia  nossas  crenças  fundamentais  sobre  a  nossa  relação  com  as  pessoas,  com  o dinheiro,  com  as organizações,  com  a  liderança,  com  a  administração  –  sobre  o  espírito humano  e  a  nossa  relação  com  o  mundo  natural.

Será  que  não  é  pouco  tempo  para  dedicar  a  nossos  colaboradores?  Geralmente  nós gastamos  muito  mais  do  nosso  tempo  diário,  dedicado  a  ajudar  os  nossos colaboradores a  fazer  com  que  as  coisas  aconteçam.  Este  deve  ser  o  seu  pensamento neste  momento de  reflexão    sobre  a  QUARTA  RESPONSABILIDADE  DE  UM ADMINISTRADOR.

Convido­o  neste  momento    a  liderar  a  si  mesmo,  liderar  seus  superiores,  liderar  seus iguais,   EMPREGAR  BONS  COLABORADORES  E  DEIXÁ­LOS  LIVRES  PARA FAZER  O MESMO.

Sim,  DEIXÁ­LOS  LIVRES  PARA  FAZER  O  MESMO,  ou  seja,  livres  para  aplicar  os  conceitos até   aqui   apresentados   a   vocês:   Liderar   a   si   mesmo;   Liderar   seus superiores; Liderar  seus  iguais  e  identificar  novos  TALENTOS  para  aplicar  o  mesmo  conceito.

Na  verdade  o  grande  desafio  do  administrador  é  identificar,  buscar  colaboradores. Verdadeiros  TALENTOS  HUMANOS.    O  diferencial  competitivo  de  uma organização contemporânea  esta  justamente    em  ter  ou  não  ter,  em  possuir  ou  não  possuir,  formar ou  não  formar,  fomentar  ou  não  fomentar  TALENTOS HUMANOS.  Grande  parte  dos problemas  de  uma  organização  são  resolvidos  quando  a  seleção  de  TALENTOS  HUMANOS é  bem  feita,  é  criteriosa,  é  convergente com  :  os  PROPÓSITOS,  os  PRINCÍPIOS,  os CONCEITOS  e  com  a  ESTRUTURA  da  organização.  Não  adianta  trazer  para  sua organização  TALENTOS  HUMANOS que não  sintam­se  bem  nela.  Que  não  creiam  nos  seus princípios.    Que  não  tenham  independência  mental .   Que   não   cumpram   e   não   façam cumprir   os   direitos e   obrigações   da  organização.  E  que  acima  de  tudo  não  ponham em  prática  tudo  que  aprender  de  bom  no  seu  dia  a  dia.    NUNCA  CONTRATE  TALENTOS HUMANOS  COM  ESTE  PERFIL.

Lembrem­se   se   àqueles   sobre   quem   temos   autoridade   não   são   induzidos   a compreender,  aceitar  e  praticar  o  conceito  que  ora  estou  lhes  transmitindo,  esse é  um fracasso  de  quarta  grandeza.  Quando  isto  acontece,  é  em  nós  mesmos  que  devemos procurar  os  erros  e  não  nos  outros.  Discuta  com  seus  amigos  como é  IDENTIFICAR TALENTOS  HUMANOS  DE  QUALIDADE.  Boa  sorte!

Fernando  Caldas

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