Pernambuco – Um Verdadeiro Canteiro de Obras

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O PAC – Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal aliado aos investimentos da iniciativa privada, vem transformando o Estado de Pernambuco num verdadeiro canteiro de obras. Nem na época dos saudosos PND – Plano Nacional de Desenvolvimento, capitaniados pelo ex-ministro Maurício dos Reis Velloso, na década de 80, o Nordeste e muito menos Pernambuco foi contemplado com tantos projetos em implantação e a serem implantados.

A duplicação da BR-101, a duplicação da BR-104, a duplicação da BR –408, a Refinaria, o Estaleiro Atlântico Sul, o Cais Digital em Petrolina, a Transposição do Rio São Francisco, a Nova Transnordestina entre outros investimentos gera uma previsibilidade num horizonte de longo prazo, para atrair investimentos em vários setores da economia, não apenas entre os previstos no PAC. Depois de muitas décadas sem investir no Estado de Pernambuco, o governo federal vem dotando o nosso Estado de uma base de infra-estrutura que irá proporcionar um novo perfil de crescimento para Pernambuco dentro dos próximos anos.

A BR – 104 vai mudar o perfil das cidades de Caruaru, Toritama e Santa Cruz do Capibaribe e todo o agreste do Nordeste pois sua continuidade aproximará a cidade de Campina Grande na Paraíba permitindo uma maior integração regional. Já a BR – 408 irá ligar o TIP – Terminal Integrado de Passageiros a Carpina, beneficiando a distribuição da produção local dos arranjos produtivos.

A Nova Transnordestina permitirá a Pernambuco ser a entrada do Brasil na movimentação de cargas tanto para exportação de produtos do Norte e Nordeste como para a distribuição de produtos importados para todo o país.

O primeiro trecho desta ferrovia inicia em Eliseu Martins (PI), a Araripina (PE), com 400 km; Araripina a Salgueiro (PE), com 210 km; Salgueiro a Suape (PE), com 483 km; e Missão Velha (CE) a Pecém (CE), com 622 km. No dia 13 de Abril o presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugurou o marco zero da ferrovia que é de Missão Velha a Salgueiro um trecho de 110km. Novos investimentos serão posteriormente direcionados para os ramais existentes que cortam os estados de Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte e Maranhão.

A predominância de obras no estado de Pernambuco esta estimulando a vinda de grandes projetos privados integradores, alguns já em operação como a planta industrial do Grupo Mossi & Ghisolfi em Suape, outros em processo de implantação como o Complexo Residencial e Turístico da Praia do Paiva (segunda PPP em funcionamento em nosso País), fábricas de embutidos dos Grupos Perdigão e Sadia, entre outros investimentos estão fazendo o segundo maior PIB da região dar um saldo de crescimento a passos largos iniciando um longo ciclo de crescimento econômico.

São mais de US$ 16 bilhões de dólares que serão aplicados em nosso estado nos próximos seis anos, mudando definitivamente o perfil sócio-econômico-financeiro do estado de Pernambuco. Para melhor aproveitar a capitalização desses recursos federais em nosso estado, o Governo Eduardo Campos vem promovendo um choque de gestão em sua administração, seguindo os passos de outros governantes como Aécio Neves em Minas Gerais, proporcionando redução de custos, otimização de recursos, fortalecimento das instituições que proporcionam a integração e a reintegraçãodo homem no campo com uso adequado dos recursos disponíveis na região, trabalho desenvolvido pelo IPA, proporcionando uma gestão distribuída e integradora com o nosso estado dividido em doze microrregiões visando viabilizar a participação popular na definição das prioridades do governo, apoiando consórcios inter-regionais e os diversos arranjos produtivos locais do litoral ao sertão.

É Pernambuco – O Leão do Norte.

Fernando Caldas

Presidente Diretor da 100PORCENTO AUDIT, CONSULT, SOLUÇÕES S.A.

Departamento de Pesquisa & Desenvolvimento

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