Um bom profissional é o que todas as empresas procuram e é também (ou pelo menos deveria ser) o que qualquer profissional ambiciona ser. Mas ser bom profissional não é apenas ter uma boa formação acadêmica, chegar a horas, obter os resultados pretendidos ou ter uma boa reputação. Não, é muito mais do que isso. Os verdadeiramente bons profissionais possuem uma série de características que não só os ajudam a ser todos os dias melhores, mas também a construir carreiras de sucesso.
Desengane-se se pensa que ser bom profissional é tarefa fácil, porque não é. Requer muito trabalho e esforço contínuos, empenho e dedicação.
E não pense também que o bom profissional já nasce ensinado e com todas as ferramentas – entenda-se características – “programadas”. Também não é bem assim. Muitas das qualidades típicas de um bom profissional são adquiridas e desenvolvidas ao longo do seu percurso/carreiras.
Mas uma coisa é certa, essas características – as que lhe vamos apresentar já de seguida – são fundamentais para alcançar o sucesso.
A ambição é a “roda” que move um bom profissional. É graças a uma boa dose de ambição que os bons profissionais se esforçam para melhorarem gradualmente. É ela que os motiva a lutar para alcançar os seus objetivos e – quando os alcançam – é também a ambição que os faz querer sempre ir mais longe.
Ou seja, faz o seu trabalho e fá-lo bem. Cumpre os prazos e trabalha em prol do bom desempenho da equipa/empresa.
Um bom profissional não é aquele que fica sempre à espera que lhe digam o que é preciso fazer e como deve ser feito. É alguém capaz de tomar a iniciativa e encontrar respostas para os problemas da empresa.
Esta é outra das características essenciais num bom profissional. Falamos de alguém, que por muito bom que seja, tem capacidade para reconhecer que não sabe tudo e que “não é dono da verdade”. É alguém que sabe ouvir o que os outros tem a dizer, aceita sugestões e opiniões e outras pessoas e é capaz de trabalhar em equipa.
É certo que o mundo laboral é uma “selva”, mas isso não significa que não possa ou não deva “jogar limpo”.Muito pelo contrário, a honestidade e a ética são duas das qualidades essenciais de um bom profissional.
Um profissional apaixonado pelo seu trabalho é um profissional motivado e, consequentemente, empenhado, focado e capaz de ultrapassar eventuais obstáculos. Mas atenção, ainda que possa gostar muito do que faz, lembre-se que é importante manter um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.
Não espere ser bem-sucedido se for sempre mal-educado, rude ou arrogante para as pessoas que o rodeiam. Um bom profissional certamente não o fará e terá sempre o cuidado de ser educado com as pessoas com que se relaciona ou contacta. E acredite que essa regra básica da convivência social vai ser preponderante para o sucesso da sua carreira.
Um bom profissional é aquele que tem atenção aos detalhes para garantir que nada falha.
Esta completa a anterior. A responsabilidade é uma qualidade imprescindível para quem quer ser identificado como um bom profissional, já que vai ser determinante para a sua conduta profissional, para evitar falhar compromissos/tarefas.
Um bom profissional é também um visionário, no sentido em que está sempre atento a novas oportunidades, desafios ou possíveis soluções, sempre com vista a obter os melhores resultados para a empresa que representa.
Fonte: http://www.e-konomista.pt
Send this to friend