O que é e porque você precisa de um PCCS no seu negócio

3 falhas mais comuns no planejamento estratégico
20 de fevereiro de 2017
Contabilidade Tributária! O que é e por que preciso?
24 de fevereiro de 2017

Muitos diretores e empresários afirmam que o ente de maior importância numa organização são colaboradores ou funcionários. Entretanto, nossas empresas não sobreviveriam e nossos funcionários não estariam trabalhando se não tivermos clientes, assim, deve-se entender que o ente de maior importância de uma empresa são os clientes. De nenhuma maneira essa afirmação tem o objetivo de menosprezar a importância dos recursos humanos nas empresas, mas somente estruturar uma ordenação para entender todos os benefícios que um programa de gestão de cargos, carreiras e salários pode proporcionar as organizações estão direcionados a vários stakeholder´s e não só aos colaboradores.

E é por isso que tratamos de programa, porque uma ferramenta desta natureza deve atingir de forma sistêmica todos os ambientes de trabalho das pessoas que atuam em nossa empresa, isto é, quando se defini por implantar um PCCS (Programa de Cargos, Carreiras e Salários), automaticamente será realizada uma revisão de todos os processos organizacionais existentes, possibilitando corrigir possíveis retrabalhos, desvios ou incoerências em relação a atividades desenvolvidas na organização, proporcionando qualidade aos funcionários e clientes.

Além do que, através do PCCS é possível conhecer as funções de cada funcionário de maneira detalhada, seu esforço e capacidade intelectual e técnica, através de formulários e entrevistas, além de realizar uma Análise da Estrutura Organizacional e dos Processos.
Partindo destes princípios, e atendendo ao pressuposto de uma visão comum de qualquer instituição é “Ser a melhor empresa no ramo de sua atuação” é que percebe-se que qualquer empresa por menor que seja, deve aderir ao um programa de cargos e salários, com o objetivo de otimizar a qualidade dos seus produtos e serviços e reconhecer o desempenho dos colaboradores neste contexto.

Os desafios para implantação de um programa desta natureza são muitos, inicialmente deve haver um treinamento ou sensibilização dos diretores, gerentes e supervisores sobre os conceitos para se desenvolver o programa.

Qualquer programa de melhoria de gestão só terá sucesso, se apoiado e defendido pelo topo da pirâmide da hierarquia da empresa. Logo em seguida, todos os demais departamentos devem ser envolvidos, a fim, de que haja uma conscientização da importância da constituição da ferramenta, e ainda para que todos participem de modo irrestrito das ações de melhoria, pois assim, todos perceberão sua importância dentro da organização.

Essa talvez seja a fase mais importante para garantir o sucesso de implantação de um programa de cargos, carreiras e salários em qualquer empresa.

As etapas impressindíveis para uma boa gestão de cargos e carreiras deve conter:

• Descrição e composição de todas as carreiras da empresa;
• Descrição das atividades de cada carreira, bem como da complexidade de cada atividade a fim de diferenciá-las entre si;
• Definição de cada cargo quanto a fatores como, escolaridade, experiência, responsabilidades e complexidade dos cargos;
• Determinação dos mecanismos de evolução funcional;
• Avaliação de desempenho de todos os colaboradores;
• Verificação das estruturas salariais de outras organizações e realização de pesquisa de mercado;
• Analise da composição da remuneração (salário básico, gratificações, benefícios);
• Definição dos critérios de recrutamento interno e externo, valorizando talentos existentes na organização.

Desta maneira, é possível afirmar que o objetivo principal desta ferramenta de gestão é a capacidade de analisar o desempenho de cada colaborador, valorizando-o em cada função e estabelecer uma política para administração de Cargos e Salários, mantendo o equilíbrio interno entre salários e cargos dentro da empresa, e externo equilibrando os salários pagos pela empresa com os salários pagos pelo mercado, e isto certamente permite garantir que a empresa não perca seus talentos por questões salariais e como consequência, proporciona maior qualidade na prestação de serviços ou produção de bens a todos os seus stakeholders.

Portanto, qualquer empresa que deseja crescer, se desenvolver, almejar resultados positivos e se tornar sustentável deve sempre acreditar que quem pode proporcionar essa sustentabilidade são as pessoas que participam da organização, pois são elas que inovam, empreendem, fazem com que as ações aconteçam e são as grandes responsáveis pelo sucesso de uma organização.

Boas ferramentas de gestão + empreendedor = $UCE$$O!!!

Jorge Soistak

Send this to friend